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dc.contributor.advisorGómez Luján, María Del Pilar
dc.contributor.authorSias Casas, Martín Eduardo
dc.date.accessioned2017-01-04T19:02:02Z
dc.date.available2017-01-04T19:02:02Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttp://dspace.unitru.edu.pe/handle/UNITRU/5459
dc.descriptionA presente Tese estuda o processo ensino-aprendizagem desenvolvido pelo professor de Enfermagem à estudantes de Graduação em Enfermagem no México, uma vez que este continua a exercer a formação tradicional. Este estudo se destaca, devido a importância de gerar aprendizado dinâmico entre professor e aluno. O objeto de estudo foi o fundamento teórico e prático de ensino que orientam a aprendizagem do cuidado de Enfermagem em Graduação. Os objetivos foram: descrever as bases teóricas e práticas pedagógicas que orientam os professores para alcançar a aprendizagem do cuidado no aluno de graduação em Enfermagem; e, analisar os fundamentos teóricos e práticos que orientam os professores de ensino para alcançar o cuidado na aprendizagem do aluno de Graduação em Enfermagem. O estudo foi a abordagem qualitativa descritiva - exploratória, com uma perspectiva dialética. Os sujeitos do estudo consistiu 12 professores da Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem e Nutrição, realizado no período 2012-2014. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista semi-estruturada, e estas submetidas a técnica de análise temática. Assim, emergiram 5 categorias: estratégias pedagógicas do professor para a aprendizagem do cuidado de estudantes de Enfermagem; (In) visibilidade do objeto / sujeito no ensino de Enfermagem; perspectiva teórica que guia o professor na aprendizagem do cuidado; fundamentos teóricos e pedagógicos emergentes do professor para o aprendizagem do cuidado de estudantes de Enfermagem; intermediação da teoria e da prática pré-profissional. As considerações finais enfatizam que para alcançar a mudança no ensino universitário, é necessário que os professores de Enfermagem conheçam, implementem e avaliem a implementação de diferentes estratégias pedagógicas de forma responsável. É importante reconsiderar a organização do conhecimento, pois deve quebrar as barreiras tradicionais entre professor e aluno, e programas educacionais e reestruturar as políticas de educação no nível profissional. Mantendo a visão de longo prazo para o mundo das gerações futuras, a qual deve ser uma responsabilidade enorme.es_ES
dc.description.abstractLa presente tesis estudia la vinculación del docente enfermero en el proceso enseñanza aprendizaje del cuidado en los estudiantes de enfermería del pregrado. Como se continúa ejerciendo la formación tradicional en el estudiante. La importancia de generar el dinamismo en el aprendizaje entre el docente y el estudiante. Siendo el objeto de estudio las bases teóricas-prácticas pedagógicas que orientan al docente para el aprendizaje del cuidado de enfermería en estudiantes de pregrado. Los objetivos planteados son: Describir las bases teórico-prácticas pedagógicas que orientan al docente para lograr el aprendizaje del cuidado, en el estudiante de enfermería de pregrado. Analizar las bases teóricas-prácticas pedagógicas que orientan al docente para lograr el aprendizaje del cuidado, en el estudiante de enfermería de pregrado. Se trata de un estudio de enfoque cualitativo de tipo descriptivo – explicativo, con una perspectiva dialéctica. Los sujetos de estudio estuvo conformado por 12 docentes enfermeros de la Facultad de Enfermería y Nutriología, realizado en el periodo de 2012-2014. Para la recolección de datos se utilizó la entrevista semiestructurada, sometido a la técnica de análisis temático. Derivaron 5 categorías principales: Estrategias pedagógicas del docente para el aprendizaje del cuidado en estudiantes de enfermería; (In) visibilidad del objeto/sujeto en la educación de enfermería; Perspectiva teórica que orienta al docente en el aprendizaje del cuidado en estudiantes de enfermería; Develando las bases teóricas-pedagógicas emergentes del docente para el aprendizaje del cuidado en el estudiante de enfermería; Intermediación de la teoría y la práctica pre-profesional. Las consideraciones finales acentúan que para el logro del cambio en la formación universitaria, se requiere que los profesionales de enfermería conozcan, implementen y evalúen la aplicación de las diferentes estrategias pedagógicas de forma responsable. Es importante la reconsideración de organización del conocimiento, para ello se deben derribar las barreras tradicionales entre el docente y el estudiante y reestructurar los programas educativos y las políticas educativas del nivel superior. Manteniendo la visión a largo plazo, hacia el mundo de las generaciones futuras, frente a las cuales se debe tener una enorme responsabilidad.es_ES
dc.language.isospaes_ES
dc.publisherUniversidad Nacional de Trujillo
dc.relation.ispartofseriesTDEN/079-080/2015;
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesses_ES
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/pe/
dc.sourceUniversidad Nacional de Trujilloes_ES
dc.sourceRepositorio institucional - UNITRUes_ES
dc.subjectEnfermería, Competencia, Cuidado, Docente, Formación universitariaes_ES
dc.titleBases teóricas-prácticas pedagógicas que orientan al docente para el aprendizaje del cuidado de enfermería en estudiantes de pregrado.es_ES
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesises_ES
thesis.degree.levelDoctor
thesis.degree.grantorUniversidad Nacional de Trujillo.Escuela de Postgrado


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